quarta-feira, 22 de abril de 2015

Geo Própolis Abelha Mandaçaia

     *O própolis é composto de resinas vegetais e substancias glandulares das abelhas, e o GEOPRÓPOLIS vem de Geo = terra + propolis.
    É um produto que tem seu valor reconhecido na veterinária, no tratamento externo e na alimentação de aves, bovinos, suínos, caprinos e eqüinos.
    Pela falta de pesquisas ainda há certa restrição, mas está surgindo um mercado promissor. Própolis e geoprópolis possuem em sua constituição resinas vegetais e substancias glandulares das abelhas, conforme cada espécie e região.
Já há reconhecimento das propriedades medicinais da própolis e da geoprópolis. O sabor é peculiar a cada espécie, sofrendo influencia de resinas das plantas tendendo a ser amargo.
    É mais utilizado na forma de tintura
(VERNIZ ECOLÓGICO), ou seja, o extrato de própolis ou geoprópolis, sendo que na veterinária é usado também moído e adicionado a ração.
pomadas, spray e também para confecção de
 ISCAS ATRATIVAS  para captura de abelhas em seu habitat natural onde o cheiro da resina irá atrair as abelhas para a isca.





quarta-feira, 15 de abril de 2015

As moscas forídeas - PHORIDAE

    Phoridae são uma família de pequenas moscas que se assemelham às moscas-das-frutas, porém com uma corcova característica. As moscas forídeas muitas vezes podem ser identificadas por seu hábito de correr rapidamente pela superfície, ao invés de levantar voo quando deseja fugir de alguma ameaça. 
        Um de seus nomes populares em língua inglesa, scuttle fly, é uma referência a este comportamento. Foram catalogadas cerca de 4 000 espécies em 230 gêneros. A espécie mais conhecida é a cosmopolita Megaselia scalaris. Com apenas 0,4 milímetros de comprimento, a menor mosca do mundo, Euryplatea nanaknihali, pertence a esta família.