sábado, 12 de julho de 2014

Maple Syrup - O Néctar das Árvores.




   O Maple Syrup é um xarope proveniente da seiva da planta maple, conhecida no Brasil como bordo. Lembra um melado, calda doce com cor de caramelo. Produzido na parte leste da América do Norte durante os meses de março e abril, deve ser congelado à noite e descongelado durante o dia. É muito utilizado pelos norte-americanos e canadenses em panquecas, waffles e outras sobremesas em geral.



  
 Mas se você ainda não entendeu, vou tentar explicar melhor: já viu em filme ou desenho animado quando as pessoas comem uma pilha de panquecas redondinhas e jogam uma calda em cima, que parece mel? Pois é, a tal calda se chama Maple Syrup, ou xarope de bordo, em português.


   O Maple Syrup é produzido mais ou menos assim: durante o inverno, com o frio que faz na parte leste da América do Norte, as árvores “hibernam”, a seiva pára de correr pelo tronco e galhos, já que não tem as folhas e não tem a fotossíntese. Com a chegada da primavera e o aumento da temperatura, as árvores “acordam” e a seiva começa a correr de novo, e em abundância, para refazer as folhas perdidas.




Assista o vídeo de como se produz esta iguaria canadense!