sábado, 5 de outubro de 2024

Transferência de abelhas Borá sem forideos

 


Após 10 anos da primeira tentativa de transferência de abelhas Borá (Tetragona Clavipes) no qual não obtive sucesso (link dos relatos) porem foi um grande aprendizado. 

Agora com mais experiência e com uma colméia em melhores condições (tronco vertical) , decidi realizar o trabalho após resgatar um tronco que já estava bem degradado. 



Fabriquei uma caixa especial, com medidas de 20x20cm internos , ideal para esta espécie.



O clima seco e de baixa umidade vai diminuir os riscos de infestação de forideos,  tão temidos por esta espécie.  


Vagarosamente fui removendo lascas do tronco que já estava bem podre, afim de obter acesso ao ninho. Minha maior preocupação era não romper os discos de cria e também nenhum pote de alimento.  



Com muita sorte, consegui ajustar a rainha e assim pude tirar ela para que não haja risco de amassar ela por entre as estruturas , já colocando-a dentro da caixa em seguida. Mas por um segundo de distração perdi a rainha de vista e por um milagre ela entrou sozinha na caixa, pois ela havia caído no gramado e por vários minutos parai para observar e encontrar ela....sem sucesso. 



Observei ao menos 3 realeiras entre os discos , isso me deu uma segurança para caso eu não encontrasse a rainha novamente, mas ela mesma se encarregou de entrar na caixa.


O modelo de divisórias da caixa facilitou muito a acomodação dos discos... pois pude utilizá-las para manter a pilha de discos (invólucro) posicionado no centro da caixa.



Após transferir os discos intactos para a caixa, decidi escolher potes de alimento , principalmente pólen para que a rainha não sentisse falta e não entrasse em diapausa. Isso poderia acarretar instabilidade e descontinuidade dos trabalhos de organização pelas operárias.


Colocar o pote de pólen já já vinha sendo consumido por elas na caixa foi a melhor ideia que tive, pois o pólen até estar próprio para utilização precisa passar pelo processo de coleta e posteriormente fermentação.... isso pode demorar dias em colônias estáveis... neste caso poderia adiar os trabalhos da rainha e comprometer a transferência.


O pote de pólen fermentado tem aparência bem única , onde pode se observar o pólen fermentado e sendo concluído sumido pelas bordas... aparência de um (vulcão) com centro da massa fermentada elevada e bordas rebaixadas. 


Após 3 dias , a postura foi retomada e as abelhas forrageando normalmente.  


Não foi avistado NENHUM forideo durante este manejo. Hoje com uma semana de manejo as abelhas estão a todo vapor e sem nenhuma anomalia.


Meliponario da paz; sucesso com as abelhas 🐝💤


Caixas e acessórios para a criação de abelhas nativas sem ferrão. ☝️😉⭐


💫 LINK DO CATÁLOGO 

https://wa.me/c/553587061230


MELIPONÁRIO DA PAZ

#abelhas 

#caixas

#acessorios

#atrativos

#abelhasnativas

#feedingbees

#abelhasborá 

#abelhamandaçaia

#meliponas

#educação

#ecologia 

#ecológico 

#meliponicultura 

#meliponarioDAPAZ


Pedidos pelo Whatsapp

📲 (35) 98706 1230


✅ Enviamos para todo o Brasil 🇧🇷