segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Divisão de colônia ASF - (Tetragonisca Angustula) "Jataí".




Aproveitando o final da temporada para multiplicação de colônias, hoje faremos uma divisão da espécie Triginini, a Tetragonisca Angustula, mais conhecida como Abelha Jataí.

Com todo material necessário (CAIXA MODELO INPA + ESPÁTULAS + CAIXA DOADORA), demos início à divisão.


Primeiramente, abrimos a caixa para analisar o material que será retirado para a caixa "filha", sendo eles discos de cria maduros, batume, cera e campeiras. Estes, necessariamente, devem estar abundantes para possibilitar a doação para uma divisão.


Depois de retirado o invólucro do ninho, constatamos a presença de 11 quadros de postura como podemos observar na foto, os mais claros são os que possuem abelhas prestes a nascer (Quadros Maduros), onde, os mais escuros mais ao topo, são os discos recém fecundados pela rainha, estes devem permanecer na caixa mãe.



Outro detalhe que sempre temos de estar atentos em divisões da espécie trigonini, é a presença de célula real ou, realeira no discos que serão doados à nova colônia que será formada. 


Tarefa que foi bem difícil, pois aparentemente, a realeira deveria estar exposta nas bordas dos discos, o que não foi constatado.

Tive de recorrer à uma 2° colônia e retirar alguns discos que estavam no topo, onde haviam algumas células de tamanho um pouco maior, mas não como já presenciei em outras divisões.


Finalizei então a divisão, mas com a dúvida sobre as realeiras !



Em conversa com alguns amigos mais experientes, nem sempre a presença da realeira é garantia de sucesso,  segundo relatos, é possível que princesas órfãs possam adotar a colônia na falta de rainha ou até mesmo de princesa nascente.



Estaremos observando o desenvolvimento desta colônia, em breve postaremos mais detalhes!




Um comentário:

  1. MUITO BOM O VÍDEO E AS POSTAGENS, MORO EM VARGINHA MG E ESTOU COMEÇANDO A CRIAR AS JATAIS, PODERIA ME PASSAR ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE MEL E QUANTAS VEZES NO ANO E RETIRADA O MESMO E A MELHOR ÉPOCA GRATO,.. CRISTOFER_VGA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir