terça-feira, 8 de outubro de 2013

Divisão ASF Marmelada Amarela Brava "Frisiomelita Varia" - Lepeletier.

Este é um toco, que acabei ganhando por insistência de um agricultor. 
Tinha em mente transferi-lo para facilitar o manejo, mas decidi então fazer algumas divisões e só depois realizar a retirada total da colônia.

Primeiro o corte com a serra Tico-tico, melhor ferramenta que eu tinha no momento.. mas deu trabalho...



.

Fui serrando de modo que separassem 3 partes
.

Parte onde é depositado o alimento (Pólem/Mel) 



Todo aberto. 




 Boas ferramentas facilitam o trabalho.

Crias para divisão !

 Acaba fazendo uma bagunça..mas é bonito !

 Sempre é bom se ter ferramentas que facilitam o manejo. Na ocasião estava testando um kit de ferramentas adquirido do meliponicultor e empresário Lemão Navarro.

 Identificaram a entrada !

 Depois colei o toco , com cola quente para fixar bem... quando ele se recuperar, estará pronto para novas divisões. 

 Como tirei um pouco da resina da entrada, acabou ficando um buraco grande, difícil para elas tamparem de imediato, até porque estão preocupadas com a bagunça lá dentro.

Coloquei este pedaço de cera alveolada na entrada para fechar tudo, deixando que elas abrissem quando estivessem prontas para retomar suas atividades de voo.

Olha só. logo depois abriram o espaço, bem do tamanho do buraco mesmo. Acho que vou tirar, mas vou observar mais um pouco.

4 comentários:

  1. uma bela experiência, lindo enxame, conseguiu fazer mais divisões?
    Heracles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não Heracles, o clima anda instável por aquí !!! Mas quando melhorar com certeza !!! ABRAÇO E BOAS FESTAS !! .\°/.

      Excluir
  2. ola clerison, transferi uma marmelada amarela de um poste de cerca(vinhatico) q ganhei de amigo, tinha tantas cavidades, q levei o dia todo p retirar tudo, 4 dias depois os forideos havia tomado conta da cx, me desesperei pela minha primeira marmeladinha, capturei as mosquinhas minusculas com auxilio de um saco plastico,e durante uma semana fui retirando as larvas, ela se recuperou muito bem,em 15 dias ja havia muito mel e polem,mas achei minha rainha de costas,pregada na resina e mofo, quase morta, tentei salvala com geleia real, ela reagiu mas acabou morrendo; fizeram a cx p mim com os fundos das melgueiras de material tipo eucatex, o q veio a umedecer e mofar .Entrei em panico,pois nao tinha releira ou casulo, tentei fazer uma rainha mas fracassei, tentei comprar outra mas n consegui, passados 2 meses a cx cheia de mel,sem nenhun ovo e pouquissimas abelhas,fiquei muito deprimida, dai ganhei uma divisao de um colega, retirei um pouco de ovos fiz duas rainhas, p minha surpresa as duas se formaram ,deixei uma na cx e ja fez uma postura incrivel , nao tive coragem de matar a outra realeira, a transferi p uma outra cx com ovos da q ganhei, gracas ao Frederico Abadio salvei minha colmeia, Q Deus o abencoe! Sue´ly.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !! Que ótimo que você conseguiu evitar a morte da colônia à tempo ! Quando um fato destes acontece e o final é feliz.... nos engrandece como Meliponicultores !! Agora vc está próxima a ter 3 matrizes fortes ,,, poderá fazer divisões com mais tranquilidade !! Tive uma história mais ou menos parecida com Mandaçaias,,, porém o final não foi tão feliz como o seu, mas a experiência valeu a pena :) ! Obrigado por visitar meu blog !! Sucesso pra você e suas abelhas !! JAHH BLESS !!

      Excluir