domingo, 8 de abril de 2018

Divisão de abelhas Jataí utilizando somente a Realeira.

  Realeira de abelhas Jatai na borda do disco prestes a nascer.

   Realizamos a multiplicação deste enxame utilizando somente a célula real, que é indispensável para o sucesso da multiplicação se tratando de trigonas. 

   Coletamos a realeira , um pouco de cerume, alguns potes de mel e o canudo da caixa mãe , transferindo os para a caixa filha. Coletamos as campeiras pra finalizar. 

Hoje temos mais um enxame bonito, saudável e produtivo.












jacsonbecker89: Qual a diferença em usar alguns discos de cria na nova colmeia? Sera que enfraquece a colmeia mãe?

meliponariodapaz@jacsonbecker89 importante em algum destes discos ter a realeira. Neste caso aqui não havíamos a oportunidade de remover discos pelo fato de que para isto eles precisariam estarem maduros. E como vemos na imagem a célula está madura, mas os discos em volta dela não. Se utilizassemos estes discos "verdes" as chances dos forideos atacarem e comprometerem a multiplicação seria inevitável. Mas a célula estando acoplada a um disco maduro o mais prático é fazer a divisão utilizando os discos.

aguerreirojr : E quanto tempo pode levar entre o nascimento da rainha e a sua fecundação? Fiz uma divisão de jataí há 25 dias, tinha um realeira intacta, o enxame está super bem, mas ainda estou esperando pra ver a rainha.

meliponariodapaz@aguerreirojr vai variar um pouco por conta do ponto de maturação desta célula real utilizada. Após o nascimento esta princesa desenvolve suas capacidades para ovoposição no prazo médio de 20 dias ou até menos. Mas como a célula real pode demorar mais alguns dias para eclodir a partir da data de referência ao manejo, pode se esperar até 30 dias para este trabalho de postura se iniciar. Uma boa forma de observar sem precisar intervir no interior da colméia é observar a entrada de pólem, resinas, remoção de material orgãnico para fora da colméia e a construção do canudo de entrada. Se estes sinais forem constatados nos primeiros 20 dias após o manejo é sinal de que todo o processo ocorre normalmente caminhando para a fecundação, e posteriormente a postura. Sucesso com as abelhas amigo ! Volte para nos contar o prazo em que identificou a postura em sua divisão.

Acompanhe nosso trabalho !

👉🐝🍯🐝🍯🐝🍯🐝
__________________________
MELIPONÁRIO DA PAZ


CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS:

URTA NOSSA PÁGINA





VISITE NOSSO BLOG:
                                     

                         


📲 (35) 98706 1230 
Meliponário da Paz



Nenhum comentário:

Postar um comentário