segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Alimentador acoplável para caixas Modelo Roso utilizado na alimentação nutricional de abelhas nativas sem ferrão.


   Apesar de sua simplicidade, o alimentador modelo Roso possui uma série de características desejáveis, compatíveis com as boas práticas da meliponicultura moderna, dentre elas:
Praticidade: para alimentar as abelhas basta substituir as garrafas vazias por garrafas cheias, sem a necessidade de abrir as colmeias. Em poucos minutos pode-se fornecer alimento para um grande número de colmeias.

   Funcionalidade: as abelhas alcançam o alimento de maneira muito fácil, por meio do túnel de entrada. Em pouco tempo o conteúdo da garrafa é transferido para os potes localizados no interior da colmeia.

   Ausência de propolização: não se perde tempo removendo geoprópolis do alimentador, pois não ocorre fechamento após o consumo do alimento. Isto acontece porque o acesso ao alimento se dá no túnel de entrada, local de trânsito das abelhas. As abelhas não depositam geoprópolis nesse local.

   Não expõe as abelhas às condições de clima adverso, já que não há necessidade de abrir a colmeia. Isto é especialmente importante para a região sul do Brasil, onde o inverno apresenta ventos frios e temperaturas muito baixas.

   Não ocorre pilhagem: o túnel de entrada, por onde as abelhas alcançam o alimento, é uma região protegida pelas abelhas guardiãs. Em condições normais elas não permitem a entrada de intrusos interessados em “roubar” o alimento.
Controle do consumo: a garrafa transparente, que compõe o alimentador, possibilita o controle da quantidade de alimento consumido por cada colmeia

   Versatilidade: com o simples aumento do furo da garrafa e a introdução de um refil, o alimentador pode ser usado para fornecer alimento proteico, na forma de uma pasta ou na forma sólida.

   O alimentador permite outras possibilidades como, por exemplo, o fornecimento de água para aumentar a umidificação em colmeias de abelhas que necessitam de mais umidade para um bom desempenho (Marco Aurélio Silveira Torres, informação pessoal).

Utilização do Alimentador Modelo Roso

O alimentador modelo Roso foi desenvolvido em maio de 2017 e vem sendo usado desde então com muito êxito para fornecer alimentação suplementar no Meliponário Roso, localizado em Porto Alegre-RS, onde são mantidas cerca de 100 colônias de abelhas nativas sem ferrão das espécies mandaçaia (Melipona quadrifasciata quadrifasciata), guaraipo (Melipona bicolor schenky), bugia (Melipona rufiventris mondury), jataí (Tetragonisca angustula), mirim droriana (Plebeia droryana) e mirim guaçu (Plebeia remota).



Alimentador acoplável para caixas Modelo Roso utilizado na alimentação nutricional de abelhas nativas sem ferrão. 

Alimentador acoplável para caixas Modelo Roso


Caixa Para Abelha Jataí + Alimentador Roso


LINK PARA COMPRA DO ALIMENTADOR ROSO (Mercado Livre)


LINK PARA COMPRA DA CAIXA COM ALIMENTADOR ROSO (Mercado Livre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário