segunda-feira, 29 de abril de 2019

Abelhas Guaxupé (trigona-hyalinata) Polinizando Flores de Pitaia.

Pitaia é o nome dado ao legume de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China. O termo "pitaia" significa "fruta escamosa". É também chamada de "fruta-dragão" em algumas línguas, como o inglês e em línguas asiáticas. Existem três espécies, todas muito comercializadas pelos seus frutos, que lhes dão os nomes: a pitaia-branca (rosa por fora e branca por dentro), a pitaia-amarela (amarela por fora e branca por dentro) e a pitaia-vermelha (avermelhada por dentro e por fora). Como a planta da pitaia só floresce pela noite (com grandes flores brancas), suas flores são algumas das várias plantas chamadas de "flor da noite".

Nestas fotos podemos ver a importância das abelhas nativas sem ferrão, mesmo com características não favoráveis para a produção de mel, esta espécie tem um papel fundamental como polinizadora na natureza.

#preserve







Um comentário:

  1. O nome científico da espécie citada acima está errado, o nome correto é (Trigona hyalinata) e não Trigona hyalitana como está escrito!

    ResponderExcluir