segunda-feira, 15 de julho de 2019

Posso criar abelhas de outros biomas ?


    O calendário estabelecido para as estações do ano variam do hemisfério norte para o hemisfério sul. 

    Sendo assim imagina se que as mudanças climáticas ocorrem do norte para o sul do planeta gradativamente.
    No Canada a Primavera começa em 19 de março e permanece por 90 dias.
    Esta estação vem descendo o planeta e a cada 90 dias aproximadamente o clima muda em cada uma destas regiões em sequencia (primavera/verão/outono e inverno). A diferença que estamos em relação ao hemisfério norte para a mesma estação é de 6 meses e 2 dias aproximadamente em relação ao Canada.
    A primavera então se inicia no norte do Brasil e chega no Sul no dia 22 de Setembro, nesta data toda a America do sul esta coberta pela primavera.. mas antes dela chegar lá no dia 22 de setembro ela se iniciou no norte do pais.. bem antes.. acredito que no inicio de julho já é primavera Amazonas, Maranhão e Pará.
    Sendo assim agora este clima já ocupa o centro-norte do país (15/07), e daqui a 30 dias este clima chega no sul do pais. Só que a primavera vai embora mais cedo lá no norte também e assim gradativamente sentido sul do pais.

    E no caso das abelhas de outros biomas como reagem a este evento?

    Como o clima varia de Norte para o Sul, acredito que criando abelhas que estejam na mesma linha de referencia geográfica (horizontal / Leste / Oeste) a mudança de bioma de alguma especie sofra menos impacto. Se esta espécie "inserida" vier de biomas Norte ou Sul em relação ao local de onde serão criadas o risco de sofrer com as mudanças climáticas seria muito maior.



Nenhum comentário:

Postar um comentário