terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Cartilha de criação de Abelhas Nativas Sem Ferrão * Pro-Várzea / Ibama.

 LINK PARA DOWNLOAD






 Apresentação 


   Esta cartilha é fruto do trabalho da equipe do subprojeto Abelhas e Polinização de Plantas da Várzea, que integra o componente Iniciativas Promissoras do Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea – ProVárzea. 
O ProVárzea/Ibama faz parte do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil – PPG7, e seu objetivo é contribuir para que a várzea da calha do rio Solimões-Amazonas seja conservada mediante o uso sustentável dos seus recursos naturais. Para isso, trabalha em parceria com instituições governamentais e não-governamentais, organizações pesqueiras e comunitárias. 

   Entre as ações do ProVárzea/Ibama está o apoio a projetos de manejo dos recursos da várzea por meio do componente Iniciativas Promissoras. Este componente visa desenvolver e testar novas formas de uso dos recursos naturais da várzea que sejam sustentáveis e promovam o bem-estar da população ribeirinha. 

   Atualmente há vinte subprojetos em andamento e quatro em fase de contratação. Esses subprojetos ocorrem de forma integrada em 32 municípios dos estados do Pará e do Amazonas. O subprojeto Abelhas e Polinização de Plantas da Várzea ensina os ribeirinhos de comunidades indígenas e não indígenas a criarem abelhas sem ferrão em caixas de madeira, desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisas em Abelhas, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa. Nessas caixas, as abelhas produzem e se reproduzem com facilidade, evitando o corte de árvores para a coleta do mel.

   Com isso, o subprojeto contribui para a conservação da floresta e para a saúde e a renda das famílias ribeirinhas, que têm no mel um alimento de alta qualidade e ainda uma fonte alternativa de renda. Três comunidades indígenas das etnias Sateré-Mawé, Mura e Mayoruna estão diretamente envolvidas, além de comunidades não indígenas nos municípios de Careiro Castanho e Paraná de Parintins. Todos no Estado do Amazonas. 

   Esta cartilha pretende contribuir com a disseminação da tecnologia de criação de abelhas sem ferrão na Amazônia. 
  Os resultados apresentados são fruto da parceria do ProVárzea-Ibama com a Fundação Djalma Batista/Inpa, e ainda do Inpa com a Fundação Nacional do Índio – Funai, Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa, e Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões – Unisol. Evandro Pires Leal Câmara Gerente do componente Iniciativas Promissoras.





  Caixas P/ Abelhas S/ Ferrão Modelo SEXTAVADO
 + ATRATIVOS Jataí & Mandaçaia 
(15X15 INTERNO)
*2  CAIXAS, CADA UMA CONTENDO:
PEÇAS:
1 - TAMPA
1 - NINHO C/ FUNDO
1 SOBRE-NINHO

       CLIQUE PARA COMPRAR       


Revendedor de caixas para abelhas sem ferrão, Jataí, Mandaçaia, Iraí, Mirim, Marmelada,Uruçú, Mandaguarí, Mumbuca entre outras.

Somos um meliponário urbano localizado ao lado da reserva florestal (Mata Atlântica) no centro da cidade de ALFENAS/MG. Fazemos também; trabalhos de capacitação para manejo e reprodução de abelhas nativas sem ferrão para fins de preservação das espécies.

* Utilize 3 tampas do frasco no lado interior da caixa e espalhe mais uma do lado exterior. Coloque um pedaço de cera no buraco de entrada, um do lado interno e outro do lado externo. As abelhas abortam qualquer alteração no local da nova morada, portanto evite qualquer contato com a isca após verificar abelhas identificando a caixa, faça os detalhes antes de fixá-la. Dê preferência por locais cobertos e ao abrigo do sol. Média de 50cm à 2 metros de altura para instalação da isca. Dê preferência por locais com plantas ao redor. Abelhas adoram nidificar em árvores, se dispuser de um local em uma árvore é bem indicado para o sucesso da captura ! Obrigado por ser nosso cliente ! Grande abraço !

* Na compra de uma caixa ou mais receberás um livro em versão digital (PDF) para início e aperfeiçoamento das técnicas de manejo de Abelhas nativas sem ferrão.
 Kit Captura Completo Jataí E Mandaçaia Frete Grátis M.da Paz
*BRINDE : LIVRO EM PDF 
" Vida e criação de abelhas indígenas sem ferrão" 
(Prof. Paulo Nogueira Neto).











Nenhum comentário:

Postar um comentário