sábado, 5 de agosto de 2017

Quem é Paulo Nogueira Netto, grande mestre da Meliponicultura Brasileira ?

Paulo Nogueira Neto


   É filho de Regina Coutinho Nogueira e Paulo Nogueira Filho, que foi deputado federal e participou ativamente da cena política brasileira na primeira metade do século XX.

    Estudou no Ginásio de São Bento, em São Paulo. Em 1937, ainda adolescente, fundou com seu irmão José Bonifácio, um jornal mensal que sobreviveu até 1940. Como estudante, tomou parte ativa na luta contra a ditadura do Estado Novo. Fez o seu serviço militar voluntariamente, como soldado raso de cavalaria.

    Em 1945 tornou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Em 1959 bacharelou-se em História Natural na Universidade de São Paulo.

   Pesquisou o comportamento das abelhas indígenas sem ferrão (Meliponinae). Defendeu Tese de Doutoramento em 1963, sobre a arquitetura dos ninhos dessas abelhas. Sua tese de livre-docência (1980) foi sobre o comportamento de pombas e psitacídeos silvestres.

   Na carreira universitária, galgou sucessivos postos na USP, sempre por concurso, até obter título de Professor Titular de ecologia em 1988. Foi um dos fundadores do Departamento de Ecologia Geral, no Instituto de Biociências da USP. Aposentou-se em 1992, mas continua orientando teses de doutorado.

    Presidente da ADEMA-SP (Associação de Defesa do Meio Ambiente - São Paulo), entidade conservacionista

   Após sair da SEMA, durante dois anos foi Secretário de Meio-ambiente do Distrito Federal, organizando e dirigindo a SEMATEC. Criou e implantou a Área de Proteção Ambiental de Cafuringa, no DF.

   Fez parte da Comissão Brundtland, das Nações Unidas, de 1983 a 1986, como um dos dois representantes da América Latina. Foi nessa comissão que surgiu pela primeira vez a expressão "Desenvolvimento Sustentável"

Chefiou ou participou como delegado de várias delegações oficiais brasileiras ao exterior.

    Atualmente, é vice-presidente da S.O.S. – Mata Atlântica; Presidente Emérito do WWF-Brasil; Presidente da ADEMA-SP (Associação de Defesa do Meio Ambiente); Presidente da Comissão para implantação da Área de Proteção Ambiental Capivari-monos (SP); Membro do Board do World Resources Institute; Vice-presidente do International Bee Research Association; Membro do Advisory Group do PP-G7.

   Em 1997, recebeu a medalha de ouro do WWF Internacional, o prêmio "Duke of Edinburgh Conservation Award", a maior distinção oferecida pela Rede WWF, pelos incansáveis serviços prestados à conservação ambiental.

   Em abril de 1999, recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, no grau de Grã Cruz, no Palácio do Planalto. Em 2001 recebeu o titulo de Professor Emérito do Instituto de Biologia da USP.

Em novembro de 2008 recebeu a Medalha Rocha Lima, em São Paulo.[2]

   Publicou vário livros, sobre abelhas indígenas, a criação de animais nativos vertebrados e o comportamento animal. Também escreveu sobre suas viagens.

É membro da Academia Paulista de Letras.


Vale a pena conhecer o trabalho científico deste grande mestre. No livro a seguir o conhecimento das nossas abelhas nativas em mais de 300 páginas. 

Vida e Criação de Abelhas indígenas sem ferrão 

    Com o livro Vida e Criação de Abelhas indígenas sem ferrão do Professor Paulo Nogueira Netto, poderás ter auxílio ao manejo das abelhas nativas sem ferrão evitando perca de enxames em capturas e aprimoramento de outras atividades voltadas para a preservação, bem estar e sucesso dos trabalhos realizados.

DOWNLOAD GRATUITO Vida E Criação De Abelhas Prof Nog Net Livro Digital E Book7
 



               

#caixas
#acessorios
#atrativos 
#abelhasnativas
#meliponarioDAPAZ

Conheça nossos produtos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário