terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Transferência de abelhas Borá (Tetragona Quadrangula) PARTE - 2

   Hoje fazem 4 dias da transferência realizada das abelhas Borá para caixa racional.
Venho observando-as atentamente sempre que possíve, mas não como no final de semana, que fiquei quase 24h de plantão!!

   Elas roeram a camada de cera alveolada que eu havia colocado na entrada logo no segundo dia e começaram a limpeza da nova morada, colocando os restos de cera e crias que foram mortas na transferência pra fora.


Logo no segundo dia já haviam feito um buraco no lacre com 3 camadas de cera alveolada.

A principio parecia correr tudo bem, mais o medo de que os forídeos atacassem me rondava, deixando-me inquieto!!!

Logo no terceiro dia, observando as abelhas fazerem a limpeza, notei que elas estavam colocando algumas larvas para fora da caixa.... fiquei perplexo, ao que me parecia eram larvas de FORÍDEO !!!!!!!!!!!!!!!


Abelhas limpando a nova morada.

   De imediato peguei um pote de sal (NaCL) e fui logo fazer uma inspeção interna. Para minha surpresa não notei larvas nas paredes internas e nem por cima dos quadros de cria como eu havia observado em outras ocasiões de ataque de forídeos. O interior estava bem limpo e havia muita abelha, o que não deu pra notar a presença das moscas... fiquei atento somente para as larvas.

   Estou na dúvida se seriam mesmo larvas de FORÍDEO !!!

   Elas já fizeram um pote para armazenar alimento e observei algumas entrando com pólen, e também já edificaram a entrada que ainda possui um pouco de cera alveolada, que deixarei para elas tirem sozinhas.

   Fico me perguntando se, caso sejam larvas de forídeos, elas teriam a capacidade de exterminá-las sozinhas.. pois existem muitas campeiras, cerca de 400 mais ou menos.


Observe as abelhas do canto esquerdo da entrada, estão colocando larvas pra fora, seriam de FORÍDEOS ???
   Eu havia usado fita micro-pólio para lacrar a caixa em algumas frestas, e elas, roeram a fita abrindo diversos buracos. O que me deixou na dúvida em relação às larvas serem de forídeos ou não. Substitui as fitas por esparadrapo, esta elas não conseguem roer tão facilmente.


Larva retirada pelas abelhas.... 
   Pensei em colocar uma armadilha no interior da caixa para pegar os forídeos, mas, tirando algumas dúvidas com o pessoal do GRUPO ABENA (Que vem me ajudando bastante no manejo das minhas colônias), me aconselharam à não colocar a isca, pois não adiantaria e ainda iria atrapalhar o ferormônio da Abelha Rainha.

   Continuarei observando o comportamento delas no próximos dias, pois não se pode descuidar quando o forídeos estão por perto.


Entrada que foi tampada com cera alveolada para se organizarem internamente antes de saírem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário