quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Transferência de Abelhas Borá (Tetragona Quadrangula) - PARTE 3

Constatada a infestação dos FORÍDEOS !!!!!!!! :(

   Hoje é o 5° dia após a transferência e os forídeos estão à todo vapor. Neste caso não há muito o que se fazer quando se trata da espécie Tetragona Quadrangula, pois como já foi dito, são muito sensíveis e vulneráveis ao ataque destes.
   Tomei a iniciativa de retirá-las assumindo o risco que corria, de perder esta colônia, que é um pouco comum na minha região, porém esta eu fui buscar à 80km do meliponário, estava abandonada e a minha intenção era salvá-la, mas a natureza mostra que, na cadeia alimentar tanto dos animais quanto dos insetos, a intervenção do homem às vezes pouco pode fazer, à não ser piorar as coisas.
   Fico bastante chateado quando perco uma colônia de ASF (Abelha Sem Ferrão), esta seria a segunda perda desde que comecei minhas atividades como meliponicultor e ainda não me acostumei com a ideia.



   Mas não me dei por vencido ainda..... ontem à noite preparei uma nova caixa (medidas 20x20) e hoje à noite irei tentar a técnica de salvamento que consiste em abrir a caixa à noite dentro de uma sala fechada para que os forídeos fiquem presos dentro da sala, para depois matá-los, o ambiente precisa ter pouca luz para que as abelhas não voem até a lâmpada.
   Vou tentar resgatar algum quadro de cria e transferi-lo para outra caixa, sugar algumas abelhas com o sugador que fiz na noite passada com a ajuda de um vídeo postado no youtube (Nelson Lima).

   Para esta última tentativa dar certo, preciso achar os quadros de crias nascentes que não estejam contaminados, pois quando se tem uma colônia matriz, retira-se desta para doar à colônia doente.... mas não é o meu caso, pois só "tinha" esta do tronco. Junto com as campeiras e os quadros de crias nascentes, será necessário encontrar a rainha, tarefa bem difícil pelo fato de existirem muitas abelhas na caixa e tudo deve estar uma bagunça por conta da infestação dos forídeos.

SURPRESA !!!!!!
   Peguei os apetrechos e fui correndo para a caixa assim que anoiteceu.... aparentemente, do lado de fora parecia tudo normal e não havia nenhum mosquito sentado na caixa. Decidi então abrir a caixa antes de qualquer coisa, pois até então o ataque parecia não estar em um estágio tão avançado. 



   As abelhas estavam trabalhando normalmente, porém, retirando algumas larvas que poderiam ser de abelhas e também de forídeos quando as observei na parte da tarde.


NENHUMA LARVA!!!!!!
   Não avistei nenhuma larva para a minha surpresa e os discos que estão aparecendo estão em perfeito estado, aparentemente intactos.
   Elas estão bem adiantadas.... 5 dias de trabalho !!! Estava muito limpo e observei na lixeira 2 larvas mortas, retirei com a ajuda de um formão e observei em volta algumas pupas de forídeo. Retirei todas que vi, e coloque uma camada de sal em cima da lixeira.


   Coloquei um pote com um pouco de mel delas mesmas, tampei e troquei todas as fitas da caixa, lacrando tudo novamente para se caso tivesse pupas nas frestas elas saíssem grudadas na fita..... e saíram muitas.

Pupas de Forídeos (Pseudoypocera kerteszi)
   Estas conseguiram esconder nas frestas e as abelhas não conseguiram tirar. Saíram grudadas na fita, coloquei a fita dentro do pote para analisar o comportamento destes quando nascerem.

"Meliponicultura é assim, quando você acha que sabe tudo e exatamente o que fazer, as abelhas mostram que somos apenas curiosos observando a beleza da natureza!!!"




📲 (35) 98706 1230 
Meliponário da Paz





2 comentários:

  1. Os forídeos nasceram dentro do pote após 5 dias!

    ResponderExcluir
  2. Já aconteceu comigo isso também quando adquiri um enxame de mirim e quando fui ver tinha uma infestação de forídeos e num estagio muito avançado com larvas também, parecia que tudo estava perdido então fiz uma caixa rapidamente e retirei alguns discos de cria que pareciam estar bons e passei para caixa e também recolhi o máximo de abelhas que pude e então mudei a caixa de lugar e nas duas semanas seguintes todos os dias abria a caixa e com um canudo de refrigerante eu assoprava para o forídeos saírem da caixa até que não tivesse nenhum sem contar as armadilhas que eu coloquei na caixa. hoje esse enxame esta muito forte e sadio.

    ResponderExcluir