sábado, 20 de junho de 2015

AMORA PRETA GIGANTE HIBRIDA


É uma variedade muito especial, pois difere totalmente em sabor da variedade gigante Portuguesa que apresenta acidez, mesmo após maduras.

Esta variedade Italiana é bem mais doce mesmo quando “de vez”. As amoras pertencem à mesma família da maçã, do pêssego, da ameixa, da pera, do marmelo, da nectarina, entre outros.

Pode ser consumida ao natural, ou em sucos, sorvetes, geleias, doces e vinho. É muito utilizada como corante na indústria alimentícia mundial.

Existe perto de 300 espécies de amoras. Sua origem não é muito definida, provavelmente da Ásia, introduzidas na Europa por volta do século XVII.

É uma fruta anticancerígena, pela ação do ácido elágico e também no combate a osteoporose devido a sua concentração elevada de cálcio (46mg/100g fruta).

Outra utilização crescente é como tônico muscular nas práticas desportivas, pois tem alto teor de potássio (245mg/100g fruto).

O fruto é depurativo do sangue, antisséptico, vermífugo, digestivo, calmante, diurético, laxativo, refrescante, adstringente, etc.

Tem poderosas propriedades antioxidantes por sua combinação de vitaminas C com E. Contém pectina em abundância, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. É muito recomendável aos que tem o organismo saturado de ácidos, como os que sofrem de reumatismo, gota, artrite, etc.

De acordo a um estudo publicado pela revista Jornal of Neuroscience, as propriedades nutritivas das amoras pretas conservam o equilíbrio, a memória e a coordenação motora das pessoas de idade avançada.

Deve ser conduzida com podas e, desta forma, pode até ser plantada em vaso grande e em pequenos espaços em jardim.

Precisa constantemente de podas; e aceita muito bem as podas ornamentais, de limpeza e de eliminação dos ramos que produziram durante o ano. Faça o desponte das hastes no limite que deseje o tamanho da copa para forçar as novas brotações (ramos de produção da próxima safra). Eliminar os ramos secundários e indesejados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário