domingo, 21 de junho de 2015

Minhocas californianas (Lumbricus Rubellus)


As minhocas californianas (Lumbricus rubellus) são conhecidas aqui no Brasil como minhocas vermelhas da Califórnia. Esta espécie é bastante criada nos Estados Unidos, mas também é bastante utilizada na agricultura brasileira, pois se adapta muito bem há várias regiões e climas.

Utilização na agricultura
As minhocas são famosas por sua capacidade de limpar resíduos, pois se alimentam de matérias orgânicas em decomposição como restos de alimentos, frutas, folhas secas, restos de grama e fezes de animais. 
Com a minhoca californiana não poderia ser diferente, mas ela tem características especiais, fazendo com que agricultores brasileiros usem esta espécie para ajudar na fertilização do solo. Mas como isso acontece?

Depois de digerir todo o material orgânico, elas produzem o húmus, que nada mais é do que as suas fezes, um adubo natural e potente para a plantação já que contém diversos nutrientes importantes para o solo como o nitrogênio.

Elas são muito calmas e não se aprofundam muito no solo, por isso são difíceis de escapar do criadouro. A minhoca californiana também cresce, se desenvolve e dá cria mais rápido do que as outras espécies, além disso, a produção de húmus também é mais rápida do que as demais.

Uma boa isca para a pesca
Há também quem use as minhocas californianas na pescaria, pois podem servir de isca assim como as demais espécies. Por ser vermelha, torna-se uma das favoritas dos pescadores, já que a sua cor forte ajuda a atrair os peixes com mais rapidez, além de ficar viva por muito mais tempo, mesmo depois de colocada no anzol e mergulhada na água.

Você sabia?

Que a minhoca é cega?
 Ela não tem olhos porque vive na natureza até 3 metros de profundidade, onde existe um eterno silêncio e escuridão.

Que a minhoca não tem dentes?
Ela não mastiga a comida como a gente, mas, sim, ela ’’esmaga’’ a própria comida através de gânglios calcificados na faringe. Isto funciona  mais ou menos como  duas pedras redondas pressionando o alimento entre elas.

Que a minhoca é mais forte do que um elefante?
Sim, ela consegue empurrar/movimentar até o equivalente a 60 vezes o próprio peso dela.

Que a minhoca não tem pernas, nem patas, nem garras?
Ela não precisa cavar os túneis iguais a um tatu; ela simplesmente come a terra, que é o seu alimento, e dessa forma vai cavando seu túnel. Vocês conseguem visualizar?! Embaixo da terra a minhoca vai se alimentando e defecando, alimentando e defecando e é esse excremento que é o húmus!

Que ela coloca o adubo dela, o Húmus, na parede destes túneis como se fosse um “chapisco”?
Estudos comprovaram que as galerias feitas pelas minhocas são mais firmes do que qualquer túnel de metrô já feito por homens: eles ficam anos no solo sem desmoronar e agüentam compactação pesada.
Que a minhoca é fêmea e macho ao mesmo tempo?
A minhoca é  hermafrodita, quer dizer, ela tem os dois  sexos. Porém, ela não consegue  se auto-fecundar isto é: ela precisa de um parceiro e depois do acasalamento as duas estão fecundadas, produzindo cada uma um pequeno casulo (ovo) amarelinho onde nascem de 8 à 12 filhotes.

Que muita gente acredita que a minhoca pode ser cortada no meio e que as duas partes criam novos corpos? É mentira. Quando ela for cortada bem ao meio, à parte da frente, que contém os 5 pares de corações (sim – são 10 corações!!), sobrevive e se regenera. Agora, tem uma coisa: até hoje os cientistas querem saber como se fecha esta ferida na minhoca porque ela não sangra!

Que a minhoca tem o corpo todo dividido em anéis (a minhoca é da família dos anelídeos) e que cada anel (são na média 330) tem 3 pelos (ou cerdas) que ela pode esticar e recolher igual os gatos fazem com suas próprias garras ?

É, sim, é a única defesa da minhoca: Quando o passarinho pousa na grama e pega o rabo da minhoca, o que acontece? Ela se rompe (e regenera) porque são quase mil pelos (cerdas) que se agarram, na hora, na parede do túnel e não há  passarinho no  mundo que consiga arrancá-la do chão!

Que a minhoca não come nada verde e cru? Ela só come comida decompostada, isto quer dizer, material orgânico semi-podre já quase virando composto/adubo.

Que a minhoca não tem pulmão?
 Ela respira através da pele, quer dizer, a circulação do sangue é feita pelos vasos capilares junto à cutícula umedecida da parede do corpo que recebe o oxigênio e elimina gás carbônico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário